Notícias

Despachantes de SP reúnem-se para discutir o futuro da categoria

29/ago/2017 | por Imprensa Fenadesp

No último sábado (26), foi realizada na cidade de Bauru – SP uma reunião com despachantes paulistas de diversas cidades com o objetivo de avaliar a situação atual da atividade. Além disso, foi discutida a organização da categoria para o futuro e definição de estratégias de atuação das instituições representativas. O evento foi organizado pela Federação das Associações dos Despachantes do Estado de São Paulo – Fadesp, com a participação de representantes da Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito – Fenadesp e do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná – Sindepar, e do deputado federal Nelson Marquezelli.

 

A reunião iniciou com o despachante e presidente da Associação dos Despachantes de Bauru, Júnior Sidmar, que deu boas vindas aos despachantes presentes e agradeceu a todos pelo esforço em participar do evento.

 

Na sequência, o delegado da Fenadesp no estado de São Paulo, Ricardo Junge Tokoi, explicou sobre a importância da reunião para a categoria dos despachantes, que passam por momentos delicados devido às decisões equivocadas tomadas por lideranças da classe em tempos passados, como a criação da Lei Federal 10.606/2002 e a revogação da Lei Estadual 8.107/1992. “Para recuperar o tempo perdido, os despachantes precisam se unir e ajudar a reorganizar a categoria”, declarou Tokoi. Ele, ainda, falou sobre algumas iniciativas que já estão sendo tomadas pela categoria no estado, como a aproximação dos despachantes paulistas com a Fenadesp e Sindepar, para buscar soluções já implantadas com sucesso pelos profissionais atuantes nos outros estados do Brasil. Por fim, comentou sobre o empenho que o Deputado Federal Nelson Marquezelli tem dedicado aos despachantes, sendo autor do Projeto de Lei 1706/2015, que busca regulamentar a atividade em território nacional.

 

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP) abordou a importância de se pensar no futuro, que cada passo deve ser dado já pensando no passo seguinte e que os despachantes precisam se unir para buscar um futuro melhor. O deputado frisou sobre a necessidade de qualquer representação de atividade econômica, para lutar por seus direitos, precisa estar atuante junto aos poderes legislativos, porque é nesta instância que as regras são definidas. E isto não é diferente para os despachantes, os quais para voltarem ao caminho do sucesso, precisam se aproximar da classe política e apresentar o projeto da profissão. Ainda, Marquezelli reafirmou que seu gabinete está aberto para a categoria e que está à disposição para lutar junto para melhorar o cenário em que a atividade se encontra.

 

O presidente da Fenadesp e do Sindepar, Everton Calamucci, falou sobre o primeiro projeto para a atividade de despachante de trânsito que foi posto em prática na história da profissão no Brasil: o Projeto Novo Dia. Resumidamente, o projeto busca o exercício pleno da profissão, em que o despachante assume a responsabilidade dos seus atos perante a administração pública e entrega o serviço completo ao cidadão – no qual com um único atendimento e em ato contínuo, faz a vistoria veicular, a instrução do processo, o recolhimento das taxas e a finalização/emissão do documento. “No Paraná este projeto está em fase adiantada de implantação e já pode ser considerado uma conquista histórica, com relevantes resultados práticos para todos os envolvidos, como poder público, despachantes e cidadãos. O projeto Novo Dia pode ser replicado nos demais estados brasileiros. A Fenadesp está junto com todos os despachantes do país para melhorar o ambiente de atuação dos profissionais em todo o território nacional”, declarou ele.

 

Resumidamente, o projeto busca o exercício pleno da profissão, em que o despachante assume a responsabilidade dos seus atos perante a administração pública e entrega o serviço completo ao cidadão – no qual com um único atendimento e em ato contínuo, faz a vistoria veicular, a instrução do processo, o recolhimento das taxas e a finalização/emissão do documento.

– Everton Calamucci, sobre o Projeto Novo Dia.

 

Daniel Oliveira, consultor jurídico da Fenadesp, fez uma breve avaliação dos efeitos nefastos que o novo sistema lançado pelo Denatran, o Registro Nacional de Veículos em Estoque – Renave pode causar em todo o sistema nacional de trânsito. Numa conceituação a grosso modo, o Renave é um sistema que dá status de transferência para a comunicação de venda eletrônica, eliminando todos os procedimentos de segurança que um processo de transferência tradicional de veículo atualmente oferece. Mas a Fenadesp está vigilante frente a esta questão e até judicialmente já discutiu o assunto.

 

Antônio Moreno de Souza, presidente da Associação dos Despachantes de Campinas, lembrou os despachantes dos erros cometidos por lideranças anteriores que ajudaram a prejudicar o desempenho dos profissionais paulistas, como aconteceu no episódio em que o próprio sindicato representante da categoria, num ato absurdo, atuou para revogar a lei estadual que regulamentava a atividade no estado de São Paulo. Moreno reforçou a necessidade de unir a categoria para lutar pelo bem comum.

 

Felipe Brugg comentou sobre a criação do site institucional da Fenadesp que busca compartilhar informações para a categoria, com credibilidade e responsabilidade.

 

Após a reunião, todos participaram de um almoço de confraternização em comemoração ao Dia Estadual (SP) do Despachante.

 

O despachante de Maringá, Roberto Ramos do Prado, fez uma entrevista com o delegado da Fenadesp no estado de São Paulo, Ricardo Tokoi. Confira o que conversaram no vídeo a seguir:

 

 

Veja mais imagens do evento:

 




Comentários

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. RICARDO JUNGE TOKOI disse:

    Este evento em Bauru, também contou com a presença do nosso colega Silvinho, Despachante na cidade de Uberlândia-MG.
    Bem como registrar que em 16/09/2017, estaremos também na cidade de Registro, região do Vale do Paraíba, litoral sul do Estado, para levarmos a conhecimento dos Despachantes daquela região, os trabalhos que estão sendo realizados em prol de toda uma categoria, não só no Estado, mas por todos os profissionais do Brasil.
    Entendimentos também estão sendo mantidos, para que estejamos reunidos com colegas da região de Sorocaba, e também de outras regiões do Estado, a nossa meta é a de levantar lideres totalmente comprometidos com a categoria, em cada região do nosso Estado.
    Estamos também nas tratativas de agendarmos uma reunião de nossa categoria com o governador do Estado, através do apoio do Deputado Federal Nelson Marquezelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber




Contatos

Entre em Contato conosco através do formulário abaixo, ou faça uma visita em nosso endereço