Notícias

Fenadesp realiza reunião com despachantes do Rio de Janeiro

18/fev/2019 | por Imprensa Fenadesp

Na última quinta-feira (14/02), a Fenadesp participou na reunião com os Despachantes do estado do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, capital. O evento teve grande participação de profissionais de várias regiões do estado e a pauta incluiu diversos assuntos que afligem os Despachantes atualmente.

Na oportunidade, o presidente da Fenadesp, Everton Calamucci, apresentou o delegado da instituição para o Rio de Janeiro, o despachante Maurício Tavares Fontes, que tratará dos assuntos da categoria frente à Fenadesp.

Maurício apresentou o projeto Despachante Legal, que visa reestruturar a categoria dos Despachantes no estado do Rio de Janeiro, dentro dos princípios da legalidade, respeito, cumprimento das normas, ética, conduta ilibada, transparência e respeito ao usuário, exercendo os seus direitos e cumprindo com seus deveres. O projeto visa parceria com o Detran-RJ, por considerar que o despachante é uma opção de conforto para o usuário e economia para o estado, disponibilizando farta mão de obra especializada, espalhada por todas as cidades e submetida aos rigores penais típicos reservados aos servidores públicos, colocada à disposição do Estado, sem, contudo, qualquer oneração ou custo aos cofres públicos, seja na sua utilização, seja na execução dos serviços a ela conferido. Demonstrando para autoridades públicas, sociedade e  imprensa, o poder de colaborar com a recuperação financeira que o estado tanto precisa em razão da grave crise que vem passando.

O presidente Calamucci se solidarizou com a Fenadesp-Rio para que a categoria dos Despachantes não perca nenhuma das suas prerrogativas. Pelo contrário, reconquistar o seu direito de fazer vistoria, como existe hoje no estado do Paraná, berço de luta, perseverança e conquista em prol da Categoria Despachante, seja Público ou Documentalista.

O Despachante do Rio de Janeiro já foi exemplo para o Brasil. A Lei 1.132/1987, dentre a prerrogativa privativa do Despachante de tratar de papeis juntos às repartições públicas do estado, contempla também a prerrogativa de emplacamento de veículos e vistoria. Com o projeto, pretende-se também, equiparar os documentalistas aos despachantes públicos. Na ocasião, o Delegado da Fenadesp, Maurício Tavares Fontes, frisou que para o sucesso do projeto há a necessidade de todos estarem juntos, caminhar de mãos dadas para reerguer a categoria. Buscando por algo maior, criando uma base estadual sólida e competente e, finalmente, reorganizar a categoria e reconstruir a classe almejando um futuro melhor. Após reunião já agendada com a Presidência do Detran-RJ, convidará todos os setores envolvidos, a formarem uma comissão para juntos tratarem dos assuntos inerentes à classe juntos aos órgãos da administração pública.

 

 

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber




Contatos

Entre em Contato conosco através do formulário abaixo, ou faça uma visita em nosso endereço