Renave já começa a dar problemas
A Polícia Federal prendeu esta semana um grupo que burlou sistema do Banco Santander em um esquema de fraudes de financiamento de veículos, nas cidades de Brasília-DF e Anápolis-GO.
Alguns lojistas da Cidade do Automóvel, no Distrito Federal, submetiam propostas de financiamento no sistema da instituição financeira de maneira indevida. A fraude ocorria na formalização do processo, através de uma imagem falsa que era reconhecida no momento da biometria facial.
Os criminosos, que responderão por crime contra o sistema financeiro, tinham acesso ao sistema de transferências de veículos graças ao Renave, que concedeu a lojistas a permissão para realizar transferências veiculares. No entanto, tal risco já vem sendo alertado pela Fenadesp há muito tempo e é objeto de luta da categoria na Câmara dos Deputados em Brasília.
Prova disso é o trecho da audiência pública, realizada em 15 de dezembro de 2021 na Comissão de Viação e Transporte, na qual o presidente da Fenadesp, Everton Calamucci, já alertava sobre os perigos do Renave aos contribuintes. Confira abaixo.
A Fenadesp não parou de lutar para acabar com o Renave. Em fevereiro de 2023 deve ser votado o Projeto de Decreto Legislativo 645/2019, que prevê a sustação do Renave, e a Federação está atuante para que seja aprovado.
Matéria relacionada | PF prende grupo que burlou sistema de banco