Encontro com o deputado Roberto Andrade (MG)
O representante da Fenadesp sub sede MG e fundador do Novo Conselho de Despachantes mineiro, Sebastião Marques, esteve hoje (15) no gabinete do Deputado Roberto Andrade (Patriotas), líder do Governo Zema e relator de Comissão Especial que retira o DETRAN da gestão da Polícia Civil, na Assembleia legislativa em Belo horizonte.
Durante a reunião, foram tratadas questões relativas ao profissional Despachante e DETRAN/MG. A proposta do Projeto da Nova Lei que substituirá a lei n.º 18.037/2019 tendo como modelo a Lei n.º 20960 DE 14/02/2022 do Paraná. Outra questão tratada foi o PL que retira o DETRAN da Polícia Civil, onde foi mostrada ao relator a importância de ouvir os despachantes mineiros, que tem relação com o DETRAN/MG em todo o Estado desde a sua fundação há 100 anos, a categoria tem muito a contribuir nesse processo de mudanças.
Por último foram tratados a possibilidade de uma parceria entre SERJUS- ANOREG (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais e os despachantes de trânsito minérios.
“ Inserir o despachante mineiro na agenda do debate das questões de trânsito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e no do Governo Estadual será o objetivo esse ano de 2023,dialogando sempre de forma institucional pela categoria” diz Sebastião Marques e continua “os despachantes mineiros sempre estiveram fora de qualquer debate e nunca foram consultados em qualquer tipo de decisão ou mudança em assuntos relacionados aos trânsito em Minas Gerais, apesar de desempenharem um papel importante na emissão de documentos, e estão nessa função há mais de um século. Sendo o elo responsável e eficaz para não ocorrer nenhum problema nos trâmites burocráticos entre a população e o governo.
Porém a liderança da categoria não teve uma visão profissional e organizacional para relacionar com o Estado em prol dos interesses da coletividade. Um presidente de uma das entidades representativas credenciadas no DETRAN/MG usa um anel e relógio de “maçom” quanto consegue alguma reunião, coisa de vaidade abobalhada, claro nunca foi levado a sério.” Conclui Marques.
Fonte: Portal Despachando