Nota de Repúdio
A Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito – Fenadesp vem a público emitir seu repúdio à citação inadequada do Poupatempo em matéria veiculada no site do Estadão que viralizou em outros sites de notícias e blogs da internet, vinculando de forma maldosa a imagem dos despachantes de trânsito ou documentalistas de São Paulo a supostos sites que cometem fraudes online.
Primeiramente, é preciso frisar que o alerta realizado pelo Poupatempo aos usuários do Detran-SP é válido e de grande importância, considerando que os supostos sites que realizam as fraudes utilizam-se indevidamente da marca do Programa Poupatempo e induzem os usuários a pagamentos indevidos.
No entanto, o ataque sórdido realizado pela nota do Poupatempo, a qual foi parcialmente publicada na matéria do Estadão, à categoria dos despachantes de trânsito, é descabida. De forma desrespeitosa, exprime a equivocada visão de um grupo político que busca a ‘eliminar os despachantes do serviço público no estado de São Paulo’, e favorecer um modelo de terceirização do estado através do Programa Poupatempo.
É uma grande irresponsabilidade tentar imputar a uma categoria inteira, a responsabilidade por erros de indivíduos integrantes da mesma, até porque geralmente os malfeitos acontecem com a participação dos agentes públicos. Tachar a classe dos despachantes como os vilões da gestão pública é desumano e cruel com aqueles que desempenham um trabalho honesto e ético, como é o caso da maioria dos profissionais.
Vale ressaltar que os despachantes de trânsito são credenciados e fiscalizados pelo Detran-SP e que prestam relevantes serviços à sociedade. É uma categoria antiga, composta por profissionais honestos e batalhadores, que lutam incansavelmente para entregar na melhor forma possível os serviços da área de trânsito aos contribuintes paulistas.
Considerando que os despachantes não são remunerados pelo estado – ou seja, custo zero para os cofres do governo – é justa a cobrança de honorários aos seus clientes, que são regulados pelo próprio mercado e concorrência, igual a qualquer outro profissional que precisa deste recurso para sustentar a si e sua família.
A Fenadesp se solidariza com os despachantes de São Paulo frente a esta ofensa estapafúrdia e está à disposição da categoria para tomar medidas que sejam necessárias para defender a classe.
Para ler a matéria completa do Estadão, clique no link abaixo.
Comentários
*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os Despacahntes e Concessionárias de Veículos automotores, são contra a Resolução, pq querem continuar a explorar o consumidores finais!!
Vocês DespacahntDespacahntes, estão contra a Resolução, pq querem continuar a extorquir os fabricantes de placas e explorar clientes!