Notícias

Quais as diferenças entre sindicato patronal e conselho profissional?

13/mar/2017 | por Imprensa Fenadesp

Por Felipe Brugg – Diretor de Comunicação da Fenadesp

A eficiência dos sindicatos, em geral, é um assunto que está em alta no Brasil e existe um movimento nacional que discute desde a necessidade da existência deste tipo de organização até a obrigatoriedade da contribuição sindical.

No entanto, o assunto é mais importante do que o raso debate ideológico que normalmente norteia a questão. Paixões à parte, é fato notório que a grande maioria da população ainda desconhece o que é sindicalismo. É feita muita confusão, pois a sociedade em geral sequer diferencia sindicatos laborais dos sindicatos patronais, os quais, apesar de compartilharem do mesmo objetivo de existência – a defesa dos interesses de um grupo organizado – atuam em sentidos opostos, porque na prática intermedeiam interesses conflitantes, oriundos da relação entre empregado verso empregador.

Apesar da necessidade urgente de melhorar o desempenho do sindicalismo no Brasil é importante compreender que, a grosso modo, cada sindicato tem a função de defender os interesses dos integrantes do seu setor. É preocupante observar que em paralelo aos movimentos de destruição do sindicalismo no Brasil, os mesmos grupos buscam o fortalecimento de outro tipo de organização das categorias profissionais, como os conselhos profissionais.

Engana-se quem acredita que ambas as instituições têm os mesmos objetivos. De um modo geral, enquanto um sindicato tem o único objetivo de defender, o conselho tem o objetivo de punir. Agora vem a questão: a quem interessa destruir as instituições de defesa e, ao mesmo tempo, fortalecer as instituições de punição e fiscalização?

Como nenhuma categoria vive em uma ilha, este debate que está em voga no Brasil não é diferente entre os despachantes de trânsito, que desde início do século XXI vêm enfrentando este duelo, que divide e confunde todos os integrantes desta classe. Por um lado temos os despachantes de trânsito, organizados através de sindicatos patronais e de outro, os despachantes documentalistas, representados pelos Conselhos Regionais de Despachantes Documentalistas – CRDDs.

“A quem interessa destruir as instituições de defesa e, ao mesmo tempo, fortalecer as instituições de punição e fiscalização?”

Para facilitar a compreensão de qual é o melhor modelo de instituição, segue um quadro comparativo com as características de sindicatos patronais X conselhos profissionais.

 

 




Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber