Notícias

Resolução da inspeção veicular obrigatória é suspensa

09/abr/2018 | por Imprensa Fenadesp

Graças ao trabalho realizado pela Fenadesp e pelo deputado Nelson Padovani em Brasília, na sexta-feira (6), a Deliberação 170/18 do Contran suspendeu por tempo indeterminado a Resolução 716/17, que tornaria obrigatória a inspeção veicular a cada dois anos a partir de 2019 em todo o Brasil.

Segundo o Denatran, o objetivo da resolução era trazer mais segurança ao trânsito, evitando acidentes causados pela falta de manutenção dos veículos, como também o controle da emissão de gases poluentes e a redução de ruídos. O Contran, por sua vez, justificou a suspensão por julgar necessário definir os requisitos e prazos para a inspeção técnica veicular.

De acordo com a resolução, a vistoria seria feita pelos Detrans ou por empresas terceirizadas e sem ela não seria possível licenciar o veículo. Ficaria a critério de cada Detran determinar o valor a ser cobrado pelo serviço.

Para Nelson Padovani, deputado federal líder da Frente de Defesa do Despachante de Trânsito, essa seria mais uma maneira de onerar a população, além de prejudicar os  despachantes. “Trabalhamos duro na Capital Federal para impedir que esta medida repleta de arbitrariedades entrasse em vigor. É inadmissível que empresas terceirizadas realizem serviços de natureza dos despachantes. Por isso, continuaremos firmes nesta batalha”, disse ele.

Vale ressaltar que esta é mais uma das medidas que entra em vigor e tempos depois é suspensa ou adiada pelo Contran. Nos últimos meses esta tem sido uma prática recorrente no Contran e que corrobora a hipótese já levantada pela Fenadesp de que este órgão federal não está legislando pelo bem da população brasileira, mas talvez, para atender o lobby de grande grupos econômicos interessados somente pelo faturamento no setor do trânsito. Tudo isto sem transparência e sem discutir os impactos das medidas com todos os agentes envolvidos, como os despachantes de trânsito, por exemplo.

“A Fenadesp é a única instituição que luta verdadeiramente a favor dos despachantes em Brasília, ao contrário de outras que nada fazem – ou pior, compactuam em acordos notadamente lesivos à atividade dos despachantes. Não podemos aceitar resoluções como esta que ameaçam a atividade do despachante e seguiremos tentando impedir que entre em vigor permanentemente”, finalizou Everton Calamucci, presidente da Fenadesp.

 

 

Deputado Federal do Paraná, Nelson Padovani e o Presidente da Fenadesp, Everton Calamucci.




Comentários

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. EDELIR ROBERTO DURIGAN disse:

    Bom Dia, Sr.Everton Calamucci e nobre Deputado Nelson Padovani, é com orgulho que vejo alguém defendo os Profissionais DESPACHANTE, fico agradecido.

    em tempo: Sr.Everton como você tem grande conhecimento com o nobre Deputado Nelson, não teria como ver pra ele nos ajudar a aprovar junto a Camara dos Deputados o projeto de LEI para nós Despachantes.

  2. Ana Paula de Sa disse:

    Suspensão sensata!!! Pois ñ precisa arrancar dinheiro do povo, sendo que os próprios agentes de trânsito deveriam fazer a recolha desses veículos sem condições de trafegar. Mas pelo contrário, os agentes de trânsito só querem fazer número de multas, e muitas vezes nem houve a infração, mas ele multam!!! Aconteceu com meu marido, recebeu uma infração de direção perigosa, que ele estava “empinando” a moto numa rua super movimentada onde moramos em São Vicente, e o detalhe do horário da infração, ele estava no serviço em São Bernardo do Campo. É pra isso que esses agentes estão nas ruas????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber




Contatos

Entre em Contato conosco através do formulário abaixo, ou faça uma visita em nosso endereço