Notícias

Nota de esclarecimento | Posicionamento sobre matéria veiculada no programa Fantástico

06/fev/2017 | por Imprensa Fenadesp

Na noite de ontem (5), o programa “Fantástico” da Rede Globo exibiu em rede nacional uma reportagem, na qual pessoas diziam-se despachantes e abordavam condutores de veículos, oferecendo esquemas fraudulentos para eliminar pontos na carteira e indicar condutores “laranjas”.

A Federação Nacional dos Despachantes de TrânsitoFenadesp esclarece que repudia este tipo de conduta ilegal e que preza o trabalho pautado pela ética. Por isso, prestará todo o apoio para as investigações das denúncias e, caso os envolvidos sejam realmente despachantes credenciados, tomará as providências para que tais profissionais sejam descredenciados.

Ainda, é importante frisar que os Departamentos Estaduais de Trânsito – Detrans de todo o Brasil devem cadastrar os profissionais habilitados a trabalhar como despachante para que a população possa checar se o profissional é habilitado ou um falsário. Com isso, será possível evitar que bandidos usem o título de despachante para cometer crimes.

Considerando que os Detrans dividem a prestação de serviços em duas grandes áreas, Habilitação de Condutores e Documentação de Veículos, a Fenadesp esclarece que os despachantes de trânsito, na grande maioria dos estados, atuam exclusivamente na área veicular em escritórios com endereço fixo e, a habilitação de condutores é área de atuação exclusiva das autoescolas. Portanto, questões relacionadas à pontuação na carteira de condutor normalmente não fazem parte das prerrogativas destes profissionais.

A Fenadesp defende que a atividade de despachante especializada torna o controle do Estado mais efetivo e traz mais segurança para os cidadãos e torna possível a punição ágil das más condutas que possam ocorrer.

Por fim, a Federação ressalta que as imagens exibidas no programa ferem injustamente a honra de milhares de despachantes que exercem seu trabalho com honestidade e, por isso, continuará trabalhando arduamente para impedir que tais desvios afetem a credibilidade da categoria.

Diretoria da Fenadesp

 

[+] Veja aqui a reportagem exibida no “Fantástico”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber




Contatos

Entre em Contato conosco através do formulário abaixo, ou faça uma visita em nosso endereço