Notícias

Fenadesp alinha estratégias com despachantes de SP e empossa delegado no estado

05/jun/2017 | por Imprensa Fenadesp

No sábado (03), o presidente da Fenadesp, Everton Calamucci, participou de um encontro com despachantes do estado de São Paulo, que aconteceu na sede da Associação dos Despachantes Policiais de Campinas – Adepocam, na cidade de Campinas. A Fenadesp foi recepcionada pelo presidente da Adepocam, Antonio Moreno de Souza.

O encontro teve a participação de despachantes de várias regiões do estado de São Paulo e integrantes da diretoria do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná – Sindepar. Na ocasião, foram abordados temas de grande importância para a classe, como a necessidade de união em torno de um projeto nacional para toda a categoria.

Dentre os assuntos debatidos – como alterações do Código de Trânsito, Renave, dentre outros –, o principal foi a divisão da categoria ocorrida no final da década de 90, induzindo alguns despachantes a apoiarem um modelo de exercício da profissão que se revelou, ao ser posto em prática, extremamente nocivo para a rentabilidade da atividade, culminando com a implantação ilegal de conselhos de despachantes documentalistas junto a alguns Detrans do Brasil. Nos estados onde isso ocorreu, os escritórios dos despachantes só perderam serviços e lucratividade e, de uma forma geral, a categoria  regrediu, não se renovando, perdendo mercado e prestígio social a cada dia. Este erro de estratégia custou caro para toda a classe dos despachantes de trânsito e torna urgente a necessidade de tomar medidas para reparar os danos já causados ou, pelo menos, estancar a sangria que este modelo promoveu no setor.

Nos estados onde implantaram os conselhos de despachantes documentalistas, os escritórios dos despachantes só perderam serviços e lucratividade.

Também foi discutida a melhor forma institucional para a categoria se organizar e defendido o modelo dos sindicatos patronais, que já têm na sua concepção a finalidade de lutar pelos interesses da classe. “O equívoco de apoiar a criação de conselhos de profissões é que estes já nascem com a intenção de credenciar e fiscalizar os profissionais, em outras palavras, punir exercendo seu poder de polícia. Para piorar ainda mais, em muitos casos, o conselho mantém o sindicato regional sob seu controle, subserviente, tornando inoperante uma importante instituição de defesa da classe. Por isso, os despachantes devem fortalecer a instituição de defesa da categoria, ou seja, seus sindicatos ou associações, e deixar que a fiscalização seja realizada pelos outros órgãos, que já fazem isto com o devido rigor, incluindo o próprio departamento de trânsito aos quais estão vinculados”, afirmou Daniel de Oliveira, Assessor Jurídico da Fenadesp.

Ainda, como exemplo, o presidente apresentou os avanços que a categoria está conseguindo no Paraná, que progride na busca do exercício pleno da profissão, diferentemente de alguns estados nos quais os conselhos atuam. Hoje, o despachante paranaense é devidamente reconhecido em diversas instâncias do governo e pela sociedade como protagonista da área de documentação veicular, porque é um especialista na atividade controlada pelo Detran-PR, realizando, inclusive, as vistorias veiculares (a Vistoria Digital – um sistema inovador e premiado, vencedor do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico em 2016, desenvolvido numa parceria entre Detran-PR, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar e Sindepar).

Por fim, aproveitando a oportunidade, o presidente Everton Calamucci convidou o despachante de São José do Rio Preto, Ricardo Tokoi, para a função de delegado da Fenadesp no estado de São Paulo. Ricardo prontamente aceitou o convite e já foi empossado na função durante o evento. “Aos novos amigos e colegas da Fenadesp, meus agradecimentos pela confiança. Espero somar a este estimado grupo. Que Jesus nos guie”, comentou Ricardo após a posse.

“Precisamos repetir o sucesso que estamos obtendo no Paraná pelo resto do Brasil e, por outro lado, copiar o que há de melhor nas iniciativas de outros estados, como fizemos ao levar o Banco Rendimento – uma iniciativa paulista – para o estado do Paraná. Para isso, necessitamos de uma categoria unida, que trabalhe em conjunto e com foco nos mesmos objetivos. Os companheiros de São Paulo são muito bem vindos à Fenadesp”, finalizou Everton Calamucci, enfatizando a importância dos delegados regionais na disseminação das estratégias da Fenadesp em seus estados.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




FIQUE ATUALIZADO!

RECEBA ATUALIZAÇÕES, INFORMAÇÔES
E NOSSOS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL
Quero Receber




Contatos

Entre em Contato conosco através do formulário abaixo, ou faça uma visita em nosso endereço